Incríveis animais extintos recentemente

7 Animais Incríveis Extintos Há Pouco Tempo


     Muitas vezes ao falar de animais extintos os únicos que vem a nossa mente são os famosos Dinossauros, mas na Terra houve 5 grandes extinções em massa devido a mudanças climáticas significativas. Atualmente alguns acreditam que estamos enfrentando a 6 grande extinção, os motivos variam de animal pra animal mas com o crescente aumento da população humana na terra e pelas mudanças climáticas constantes já perdemos grande parte da Megafauna.
    Segue uma lista dos animais que foram extintos há alguns milhares de anos, isto é pouco considerando que a última grande extinção ocorreu há Milhões de anos.


1- Dente de Sabre ou Smilodon

     Apesar de não ser famoso pelo nome Tigre Dente de Sabre não há relação com os Tigres, ele foi apelidado assim pelos seus visíveis grandes caninos que chegavam a medir 50cm de comprimento, sua mandíbula abria em incríveis 120 graus comparado com os leões no qual abrem "apenas" 60 graus, os Dente de Sabre rompiam facilmente os vasos sanguíneos de suas presas o tornando temido entre os seres vivos. Chegando a medir mais de 3 metros e pesando aproximadamente 900 kg ele foi um dos maiores predadores que viveu na América do Norte e América do Sul em seu tempo. Extinto há cerca de 10 mil anos os primeiros fósseis foram descobertos em 1841, em Minas Gerais, porém a maior parte vem de poço nos EUA.
    Pode se dizer que o Dente de Sabre conviveu junto com os ancestrais humanos no Brasil.

 
Smilodon. Foto: library.ca.gov / Public Domain / via Wikimedia Commons



2-  Preguiça Gigante ou Eremotherium

     Este parente das preguiças atuais, tatus e até tamanduás viveu até pouco tempo atrás, 11 mil anos em toda América, no Brasil foram encontrado fósseis em quase todos os estados, esta preguiça gigante chegava a pesar 5 toneladas e a medir 6 metros! Lembrando que esta preguiça viveu junto com os Dente de Sabre e os primeiros humanos, sendo esta uma das possíveis causas da extinção deste gigante.
     Há pouco tempo foi descoberto túneis em Rondônia com mais de 10 mil anos de existência e 100 metros de comprimento onde, acredita-se que eram usados como uma toca.



3- Alce Gigante ou Megaloceros

     O Alce Gigante viveu na Eurásia, Irlanda e Norte da África e Ásia, sua galhada era 2x maior que as dos alces atuais e deveria ser 4x mais pesada, os chifres mediam cerca de 3,5 metros de uma ponta a outra e pesavam 40 kg. Habitavam os climas mais frios juntamente com os Mamutes e os Rinocerontes da época. Apesar do nome não eram parentes dos alces atuais.
    Seus Chifres serviam para travar batalhas por territórios e fêmeas além te contra-atacar e intimidar os predadores e adversários. Teorias apontam que sua extinção foi causada pelas mudanças súbitas de clima no final da era glacial e excesso de caça pelos antigos humanos, foi extinto há 7 mil anos atrás.

  


4- Mamute-Lanoso ou Mammuthus primigenius

     Foi a última espécie de mamute a se adaptar as condições do planeta e a aparência deles é a mais conhecida de qualquer animal pré-histórico devido a muitos espécimes encontrados congelados com tecido mole e até sangue em forma líquida. Uma característica deles são as presas de até 5 metros de comprimento, foi uma adaptação para afastar a neve á procura de brotos e plantas. Muitos acreditam que é o animal extinto mais provável a ser clonado futuramente. Foram desaparecendo há 10 mil anos atrás sendo considerados definitivamente extintos há apenas 4 mil anos atrás.



5- Urso das Cavernas ou Ursus spelaeus 

     Esta espécie de urso viveu na Europa e desapareceu há cerca de 10 mil anos atrás, no fim da última Idade do Gelo. O nome vem do fato de que muitos desses fósseis foram encontrados em cavernas. O Urso das Cavernas é muito parecido com o Urso-Pardo porém cerca de 30% maior chegando perto dso 4 metros de altura e um peso estimado de 1,5 tonelada. Visto que o clima era mais frio, supõe-se que este animal hibernasse muito mais tempo que os ursos modernos, isto justifica a presença frequente em cavernas.
     As causas da extinção não são certas mas acredita-se que tenha sido reduzido seu habitat natural ao fim da Idade do Gelo alterando a flora europeia e não é descartada a hipótese de interferência humana já que eles partilhavam do mesmo habitat.

   


6- Rinoceronte Lanudo ou Coelodonta antiquitatis 

     Esta espécie era um membro da atua família de rinocerontes, que viveu em regiões glaciais e possuía um 'casaco' de pelo atingindo cerca de 3,8 metros de comprimento e pesando 3,5 toneladas. Conviveu com mamutes, dentes de sabre, leões das cavernas, ursos das cavernas e vários predadores da Megafauna com os quais disputava alimentos e defendia suas crias. Como a maioria dos animais aqui presente, acredita-se que a mudança climática levou a diminuição das fontes de alimento dos grandes animais levando-os a extinção.

File:Wooly rhinoceros.jpg  


7- Megalania ou Varanus priscus

     Este Lagarto gigante viveu no sul da Austrália e foi provavelmente o maior animal peçonhento que já existiu chegando a medir 8 metros de comprimento e pesando até 2 toneladas, sua dieta era de animais de grande porte como cangurus gigantes, leões pré-históricos e prováveis​​ seres humanos já que eles conviveram juntos. 
     Acredita-se que ele foi extinto há cerca de 40 mil anos embora há relatos de avistamento deste animal em partes remotas da Austrália, histórias contam que eles habitavam o continente inteiro e que o povo costumava caçar esses monstros em grandes festas e que podiam derrubar árvores de tamanho razoável. 


Fontes: avph | wikipedia
Incríveis animais extintos recentemente Incríveis animais extintos recentemente Reviewed by Bruno on 19:11 Rating: 5

Um comentário